Para além da época natalícia, o período pascal é sempre de uma tremenda azáfama na nossa Instituição e para além da preocupação com a limpeza das igrejas e com o vestuário representativo das procissões, existe uma tradição que é um momento único de côr, espanto e devoção.
Todos os anos, na Igreja da Misericórdia e também na Igreja do Convento de Santo António, é realizado o Passo ou Paço, que fica sempre disponível para visita desde Quinta Feira Santa até Domingo de Páscoa, sempre sempre alvo de muitos elogios por parte de quem nos visita, motivando-nos sempre a fazer mais bonito em cada ano seguinte.
As duas grandes obreiras de tudo isto são as nossa colaboradoras, Idalina Cruchinho e Rosa Gomes que cerca de 4 semanas antes da Páscoa semeiam as "cabeleiras" e cuidam delas até ao último dia, sempre na ânsia que cresçam e se tornem capazes de fazer parte do Mosaico de cores final.
Esta é sempre uma tarefa muito trabalhosa, sendo preciso fazer alguns ensaios pois por vezes a natureza prega-nos partidas.
O passo seguinte e não menos cansativo, é idealizar o Passo e e fazer a sua montagem.
Este ano, voltou a cumprir-se a tradição e as duas"arquitectas" e os seus colaboradores chegaram ao fim com a sensação de dever cumprido.
Melhor do que as palavras, só mesmo as imagens...